BOLETIM AGOSTO/2020
ENERGIA SOLARA geração de energia solar não para de crescer no Brasil. Segundo dados da ANEEL, já são 255 mil usinas, que totalizam 3 GW de potência.
Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,4% do total, seguido pelos consumidores do setor de comércio e serviços.
NOVA BATERIA
A empresa de pesquisa holandesa LeydenJar Technologies desenvolveu um novo ânodo 100% de silício para baterias de íons de lítio. Essa inovação oferece como principal benefício, baterias com uma densidade de energia 70% maior do que as atuais. A nova tecnologia não aumenta os custos de produção e por este motivo terá impacto em vários setores, dentre eles o de veículos elétricos.
USINA NUCLEAR DESATIVADA
A França iniciou a desativação de sua mais antiga usina nuclear, localizada em Fessenheim. A evacuação do combustível usado ocorrerá até o verão de 2023, mas o desmantelamento total deverá demorar até 2040.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
A ANEEL vai contratar empresa para realização da pesquisa de âmbito nacional sobre a satisfação do consumidor residencial. O objetivo é fornecer dados para o cálculo do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) que a ANEEL divulga anualmente.
TARIFA BRANCA
Apesar dos impactos da pandemia, a opção de clientes de baixa tensão pela Tarifa Branca teve mais de 48 mil adesões, das quais 15.628 neste primeiro semestre. Lembramos que nesta modalidade o valor da tarifa de energia varia em função da hora do dia, o que torna necessária uma análise de cada caso para averiguar sua conveniência.
AR CONDICIONADO
O Inmetro publicou uma portaria com aperfeiçoamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para aparelhos de ar-condicionado. As mudanças tornarão mais rigorosos os critérios para classificar como “A” aqueles equipamentos que têm o menor consumo de energia elétrica, evidenciando a economia dos aparelhos com compressor de velocidade variável.