BOLETIM JANEIRO/2022
BANDEIRA TARIFÁRIAPara o mês de janeiro/22 Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) manteve a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.
NOVA RESOLUÇÃO
Entrou em vigor a Resolução Normativa 1000/2021 da ANEEL, que reúne em uma só norma o conteúdo dos regulamentos anteriores da Agência relacionados aos direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica.
Ela substitui a antiga Resolução 414/2010, que era a referência quanto ao atendimento dos consumidores e também várias outras resoluções complementares.
NOVA BATERIA
Como alternativa às atuais baterias à base de íons de lítio, pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma bateria à base de sódio e enxofre.
A nova bateria permite um ciclo de vida mais longo, com desempenho estável.
Além disto, também deverá ser mais barata, pois o sódio pode ser extraído da água do mar.
HIDROGÊNIO VERDE
Foi inaugurada no lago da hidrelétrica de Itumbiara (divisa entre MG e GO) uma usina solar flutuante, cuja energia servirá para obtenção de hidrogênio, o qual será armazenado em forma de gás em tanques.
Posteriormente o gás será aproveitado na geração de eletricidade utilizando célula de combustível. O projeto faz parte de um estudo para o desenvolvimento de sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais.
ENERGIA EÓLICA
O Brasil ultrapassou 20 GW de capacidade instalada de energia eólica, com mais de 8.500 aerogeradores distribuídos em 726 parques eólicos. Com isto, já é o sétimo país no ranking mundial.
A energia eólica é a segunda maior fonte de geração de energia elétrica no país, respondendo por cerca de 11 % do total.
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
O Brasil está terminando o ano com um total de 706.802 sistemas de micro e minigeração distribuída conectados, totalizando 8.053 MW de potência instalada. A fonte solar fotovoltaica lidera o ranking, com 706.281 sistemas.