BOLETIM NOVEMBRO/2025
BANDEIRA VERMELHAEmbora o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas não possa ser considerado como baixo para esta época do ano, a ANEEL decidiu manter para novembro a bandeira vermelha patamar 1, o que representa a cobrança de um valor adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).
ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear volta ao centro dos debates energéticos globais diante da crescente demanda de eletricidade por data centers, inteligência artificial e metas climáticas. A Rússia, lidera essa retomada, promovendo a energia atômica como ferramenta de soberania nacional e oferecendo parcerias com transferência de tecnologia e contratos de longo prazo.
MERCADO LIVRE
O mercado livre de energia cresceu 55% nos últimos 12 meses, somando 28.183 novos consumidores e alcançando 79.572 unidades ativas.
O setor industrial lidera o crescimento com 94% de representatividade, seguido por comércio, saneamento e serviços.
NOVA BATERIA
A Volkswagen, em parceria com a chinesa Gotion, iniciou a produção piloto de uma bateria de estado sólido a base de sulfeto com eletrodos de silício tridimensionais, cátodos monocristalinos ultrafinos e eletrólitos micronizados.
A bateria passou por testes de segurança e apresenta ciclo de vida superior a 3.000 recargas, projetando durabilidade de até um milhão de quilômetros.
HIDROGÊNIO VERDE
Buscando soluções para setores de difícil descarbonização, o Senai-PE inaugurou um parque de inovação para testar aplicações de hidrogênio verde na indústria, incluindo armazenamento com baterias, transporte, abastecimento de veículos e produção de metanol e amônia.
EÓLICA FLUTUANTE
A China anunciou o desenvolvimento da maior turbina eólica flutuante do mundo, com capacidade de 50 megawatts e dois cabeçotes, quase o dobro do maior modelo existente atualmente. Também já superou suas metas de expansão eólica e solar, antecipando em seis anos os objetivos previstos para 2030.
