BOLETIM FEVEREIRO/2026
BANDEIRA VERDEEmbora o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas ainda não tenha apresentado recuperação significativa no volume de água armazenada, a ANEEL decidiu a manter para fevereiro a bandeira verde, ou seja, sem a cobrança de valor adicional nas faturas de energia dos consumidores no mercado cativo.
BATERIAS
Para lidar com as variações decorrentes da geração distribuída, que altera padrões de carga e tensão nas redes, estão em desenvolvimento pela Equatorial dois projetos piloto com bancos de baterias voltados ao apoio no controle da tensão. Um outro estudo com o mesmo objetivo tem prevê a instalação de baterias em algumas regiões do Acre.
ETANOL DE TRIGO
Após o anúncio de usina de metanol de milho, agora a CB Bionenergia de Santiago (RS) e a Be8 de Passo Fundo (RS) receberam autorização da ANP para implantar unidades de processamento de trigo, tendo como produtos o etanol anidro e hidratado, além de glúten.
BIODIESEL
A Petrobras recebeu autorização da ANP para testar o uso de biodiesel puro na Usi-na Termelétrica Canoas (249 MW), no Rio Grande do Sul. A iniciativa dá sequência a testes semelhantes realizados entre agosto e dezembro do ano passado na Termoceará, no Ceará (220 MW, que opera com gás natural e óleo diesel).
BELO MONTE
Utilizando as águas do rio Xingu, o Complexo Hidrelétrico Belo Monte, localizado no Pará, registrou em 2025 um aumento de 35,7 % em relação ao ano anterior na geração de energia elétrica. Esta energia gerada poderia suprir cerca de 6% da carga anual média do país.
NORUEGA
A Noruega está se aproximando da meta de vender somente carros elétricos. Durante o ano de 2025, os veículos elétricos representaram 95,9% dos novos registros o que corresponde a um número recorde de 179.549 carros. A eliminação da isenção, inicialmente prevista para 2027, deverá ser adiada para 2028.
