BOLETIM DEZEMBRO/2022

1 de dezembro de 2022
ENERGIA HIDRELÉTRICA
Com uma situação confortável, está finalizando o período de poucas chuvas nas regiões onde estão as principais hidrelétricas do país. O nível médio das barragens superou os 50%, e de agora até abril a tendência é de enchimento, garantindo uma boa oferta de energia para o próximo ano.

GERAÇÃO SOLAR
O Brasil alcançou 22 GW de capacidade dos sistemas de geração solar de energia elétrica, o equivalente a 10,8 % da matriz elétrica do país. Neste ano já cresceu 59,4%, saltando de 13,8 GW para 22 GW. A expectativa é de que em breve a fonte solar ultrapasse a capacidade instalada da energia eólica, atualmente em 23,2 GW, passando assim para a segunda posição na matriz elétrica brasileira.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Até outubro, o Brasil já contava com uma frota de 11.658 veículos 100% elétricos. Somente no acumulado de 2022, já foram emplacadas 6.831 unidades. Esse número reflete a maior confiança dos compradores nesta tecnologia e na diversidade de produtos oferecida pelo mercado.

MANUTENÇÃO INÉDITA
A State Grid realizou uma atividade inédita nas Américas, de manutenção em uma linha viva de transmissão em ultra-alta tensão em corrente contínua (800 kV). O fato correu em um trecho da linha que liga Xingu (PA) a Paracambi (RJ), considerada a maior linha de transmissão do mundo em ultra-alta tensão em corrente continua.

HIDROGÊNIO VERDE
Uma empresa que opera uma linha de trens no norte do Chile anunciou que em 2024 terá a primeira locomotiva movida a hidrogênio verde.
O Chile aposta no desenvolvimento do hidrogênio verde, com a intenção de transformar o país em um dos maiores exportadores de energia limpa.

ENERGIA NUCLEAR
A Eletronuclear retomou em Angra dos Reis, o processo de concretagem da usina nuclear de Angra 3. O lançamento faz parte do “Plano de Aceleração do Caminho Crítico de Angra 3”, cujo objetivo principal é concluir as obras civis dos principais prédios da usina, o que inclui o edifício do reator e outras instalações periféricas.