BOLETIM JUNHO/2023

2 de junho de 2023
NOVA BATERIA
Ao contrário das baterias de íons de lítio, a Lyten, empresa pioneira no uso de grafeno tridimensional, está investindo em baterias de lítio-enxofre, as quais apresentam uma pegada de carbono estimada em 60% menor do que as melhores baterias disponíveis atualmente.

HIDRELÉTRICAS
Apesar de nos últimos anos terem perdido espaço, as hidrelétricas ainda continuam sendo as principais responsáveis pelo perfil sustentável da matriz energética do país.
Em 2022, as hidrelétricas responderam por 73% da energia gerada, enquanto que os parques eólicos contribuíram com 13 %, as termelétricas com 12 % e os parques solares com 2 %.

RECORDE DE AUTONOMIA
O Chevrolet Bolt estabeleceu um recorde de autonomia para veículos elétricos no Brasil, atingindo 28 horas e 30 minutos em uma pista de testes da General Motors.
Participaram do teste, clientes, jornalistas, influenciadores, revendedores, parceiros e colaboradores da General Motors, revezando-se na direção do veículo.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A cidade de São Paulo receberá em breve os 50 primeiros ônibus elétricos de um lote de 200 veículos comprados da Hyger.
No Paraná, a cidade de Cascavel adquiriu 15 ônibus elétricos, enquanto que em Curitiba foi adquirido um primeiro lote de 70 ônibus que deverão ser entregues no primeiro semestre de 2024.

GERAÇÃO DISTRIBUIDA
O Brasil alcançou a marca de 21 GW de capacidade em geração própria de energia elétrica, o que equivale a 1,5 vezes a potência instalada de Itaipu.
Estima-se que atualmente existam cerca de 2 milhões de usinas de microgeração e minigeração distribuída no país.

ENERGIA NUCLEAR
Um grupo de 16 países se reuniu em Paris para discutir a importância da energia nuclear na União Europeia. Eles enfatizaram a contribuição fundamental da energia nuclear para a descarbonização da produção de energia e para alcançar a neutralidade climática até 2050. Também discutiram a necessidade de desenvolver uma cadeia de abastecimento que seja independente dos fornecedores russos.