BOLETIM JANEIRO/2025
BANDEIRA TARIFÁRIAEm função das boas condições hidrológicas atuais, para janeiro não será cobrada a tarifa adicional à energia elétrica, sendo que a bandeira verde deverá permanecer no mínimo até abril.
MERCADO LIVRE
A possibilidade de escolher o fornecedor e negociar as condições do contrato faz com que empresas encontrem tarifas mais vantajosas e reduzam seus custos com energia elétrica. Para os consumidores de pequeno e médio porte, recomenda-se que a adesão ao mercado livre seja feita com a assessoria de empresa especializada, pois trata-se de uma operação bastante complexa.
ENERGIA EÓLICA
Atualmente, a capacidade instalada de usinas eólicas no Brasil é de aproximadamente 33 GW, representando 13,5% da matriz elétrica nacional. Às 23 horas do dia 3 de novembro, foi registrado o recorde de geração média horária, atingindo 23.699 MW médios. No dia seguinte, ocorreu o recorde geração diária, com 18.976 MW médios.
ENERGIA SOLAR
O Brasil alcançou 50 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar, dos quais 33,5 GW de geração distribuída (GD) e 16,5 GW de grandes usinas, tornando-se o sexto país no mundo nesta fonte. Representando 20,7% da matriz elétrica nacional, a energia solar é a segunda maior fonte do país.
ENERGIA NUCLEAR
A China, que já tem 50 reatores nucleares em operação e outros 18 em construção, programou mais 11 usinas nucleares para o próximo ano, tornando-se o terceiro maior produtor de energia nuclear do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da França.
CORREDOR ELÉTRICO
Atualmente Santa Catarina conta com um corredor com 35 eletropostos em 15 cidades e a meta é alcançar em 2025 um total de 120 unidades distribuídos em cerca de 100 municípios. O plano inclui estações rápidas em áreas de grande circulação e estações semirrápidas a cada 50 km em rodovias.