BOLETIM AGOSTO/2018

1 de setembro de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para setembro continuará vigorando a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, permanecerá a cobrança do adicional de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos). As previsões continuam indicando bandeira vermelha até o final do ano.

ESTIAGEM
A estiagem deste ano está sendo muito pior do que o previsto inicialmente pelo governo, e os recursos arrecadados pela bandeira tarifária vermelha não estão sendo suficientes para fazer frente aos custos. Nos últimos três meses, a usina de Itaipu registrou a menor produção de energia desde a época da crise de 2001.

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica tem contribuído em muito para amenizar a falta de água nas hidrelétricas. No final do primeiro semestre deste ano a potência eólica instalada aumentou 20 % em relação ao mesmo período do ano anterior, passando a representar 6.5 % de toda a potência instalada do Sistema Integrado Nacional. Na região Nordeste a energia eólica vem respondendo por cerca de 70 % da energia consumida.

GRANDES BATERIAS
Estão em estágio avançado de desenvolvimento baterias de grande porte, de íons de lítio, destinadas a dar suporte a fontes intermitentes, como a solar e a eólica. Estas baterias também poderão substituir a rede pública nos horários em que energia é mais cara.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Já chegaram ao Brasil os primeiros 6 caminhões elétricos que fazem parte do primeiro lote de 21 unidades encomendadas na China para o recolhimento de lixo em municípios de São Paulo e do Espírito Santo. No próximo ano deverão chegar mais 60 unidades. Os veículos tem autonomia para 8 horas de operação a cada recarga, ou o equivalente a 200 km rodados.

LINHA DE TRANSMISSÃO
Com previsão de entrega até o final de 2019, seguem adiantados os trabalhos de instalação da segunda linha de Belo Monte. Quando concluída, terá 2.500 km de extensão interligando o Pará à região Sudeste, e será a maior linha de transmissão do mundo em ultra-alta tensão (800 kV).