BOLETIM ABRIL/2019

1 de maio de 2019
BANDEIRA AMARELA
Para os consumidores cativos das distribuidoras de energia de todo o país, no mês de maio estará vigorando a bandeira amarela, o que significa que neste mês existirá um acréscimo nas faturas de energia de R$ 1,00 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.

BELO MONTE
A ANEEL autorizou a entrada em operação, em regime de testes, de mais uma unidade geradora (611 MW) da hidrelétrica de Belo Monte (PA).
Quando finalizada, a usina possuirá 24 unidades, totalizando 11.233 MW.
Com isto, será apenas menor do que Itaipu.
Atualmente já estão em operação normal 18 unidades deste empreendimento.

HIDROGÊNIO
O hidrogênio tem sido apontado como uma das grandes promessas para abastecer os veículos no futuro em substituição aos combustíveis fósseis. Visando sua promoção, durante o Fórum Econômico Mundial de 2017, foi criado o Conselho Mundial do Hidrogênio, formado por 13 membros, a maioria do setor automotivo e de combustíveis.

SUPER BATERIAS
Uma startup suíça está trabalhando em uma super bateria para carros elétricos, capaz de dar autonomia de até mil quilômetros para um veículo. A Innolith testa um sistema com tecnologia de eletrólitos inorgânicos não inflamáveis.
O uso de eletrólitos não inflamáveis elimina o risco de incêndios em acidentes graves.

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica alcançou a marca de 15 GW em capacidade instalada no país, passando a ocupar o segundo lugar em relevância na nossa matriz elétrica. Em números, são 601 parques eólicos, com 7 mil aero geradores, distribuídos em 12 Estados. As hidrelétricas seguem na liderança da geração de energia no país, com 104,5 GW de capacidade instalada. Em terceiro lugar estão as térmicas a biomassa (14,8 GW), seguida pelas térmicas a gás natural (13,4 GW).

GERAÇÃO SOLAR DISTRIBUÍDA
O Brasil já soma mais de 700 MW de capacidade instalada em sistemas de geração solar distribuída, enquadrados no sistema de compensação de créditos de energia. As previsões indicam atingir ainda este ano a marca de 1.000 MW.