BOLETIM ABRIL/2018
BANDEIRA AMARELAPara o mês de maio vigorará a bandeira amarela. Com isto, haverá cobrança extra de R$ 1,00 a cada 100 kWh de consumo de energia elétrica neste mês.
ELETROVIA
A COPEL (PR) inaugurou em Curitiba o primeiro eletroposto de uma eletrovia que vai cortar o Paraná. O serviço vai abranger cerca de 700 quilômetros da BR277 entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. Ao todo, serão oito unidades ao longo do trajeto para abastecimento de veículos elétricos. Os primeiros postos que entram em operação, na capital e em Paranaguá, terão uma fase de testes, na qual farão recarga gratuita de carros elétricos. Ainda neste ano serão instalados eletropostos em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. As unidades foram projetadas para ficar a cerca de 100 quilômetros de distância uma da outra.
ITAIPU
A hidrelétrica de Itaipu alcançou o melhor trimestre de sua história, em termos de produção de energia. A produção do mês de março seria suficiente para suprir o estado do Paraná por quatro meses ou todo o Brasil por sete dias.
INFANTO-JUVENIL
O governo lançou um portal dedicado ao público infanto-juvenil onde, de forma divertida, com mascotes, textos lúdicos, imagens, jogos e brincadeiras, pode-se enriquecer o aprendizado em temas de energia. Portanto, é conhecimento para a garotada aprender em família e na escola.
www.epe.gov.br/pt/abcdenergia
ENERGIA SOLAR
Os sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar já somam mais de 200 MW de potência instalada no Brasil. Consumidores dos setores de comércio e serviços lideram o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,1% da potência instalada. Já em número de equipamentos instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 78% do total.
URUGUAI
Em março, a fonte eólica foi responsável por 41 % da energia gerada no Uruguai, pela primeira vez superando as hidrelétricas, que geraram 39 %. Hoje, mais de 95 % da energia elétrica gerada no Uruguai provém de fontes renováveis.