BOLETIM ABRIL/2020

1 de abril de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Devido à boa ocorrência de chuvas nas bacias dos rios que abastecem as principais hidrelétricas do Brasil, aliada a perspectiva de redução do consumo durante a atual crise mundial, a ANEEL decidiu manter a bandeira verde durante o mês de abril, ou seja, sem acréscimo na tarifa de consumo dos consumidores cativos.

BELO MONTE
A ANEEL liberou a operação comercial da unidade geradora UG16 (611MW) da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará. Com isto, a maior usina hidrelétrica 100% brasileira passa agora a operar com 10.010 MW de potência.
Quando completada, a usina contará com 11.200 MW de capacidade instalada.

NOVO APLICATIVO
Já está disponível na Play Store e na App Store a nova versão do aplicativo “ANEEL Consumidor”.
A nova versão dispõe de vídeos educativos produzidos pela agência, que tratam das medidas temporárias na distribuição de energia elétrica, em decorrência da pandemia da COVID-19.

PAGAMENTO POR QR CODE
A ANEEL e o Banco Central pretendem ainda neste ano incluir, junto com o código de barras que já existe na fatura, a possibilidade do pagamento da conta de energia por QR Code no celular ou computadores. A inclusão dessa novidade tecnológica permitira mais eficiência e redução de custos.

AEROGERADOR
Com destino a Boston (USA) foi embarcada no porto de Pecém (CE) a primeira unidade da maior pá eólica já produzida no hemisfério sul. Com 74 metros de comprimento, o embarque exigiu o envolvimento de diversos profissionais das equipes do fabricante, do transportador e do porto.

ENERGIA SOLAR
O uso da energia solar no Brasil está se transformando em realidade. Somente nos dois primeiros meses do ano, mais de 230 MW foram instalados em casas, fazendas e comércio. Pelas projeções do Instituto Acende Brasil, até dezembro o país terá uma geração solar instalada de 1.887 MW, o que é suficiente para atender 1,5 milhão de residências, ou 4 milhões de pessoas.