BOLETIM ABRIL/2021

1 de abril de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Durante março, as chuvas na região onde estão localizadas as principais hidrelétricas ficaram abaixo do esperado e a previsão para abril aponta um quadro semelhante. Devido a isto, no mês de abril continuará vigorando a bandeira amarela, o que representa um adicional de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

BATERIA DE GRAFENO
O grupo chinês GAC apresentou o primeiro carro a usar uma bateria de grafeno, um material melhor condutor de eletricidade do que o cobre, 200 vezes mais resistente que o aço e 6 vezes mais leve, e com grandes qualidades em termos de armazenamento de energia. A nova bateria pode usar um carregador de alta potência, podendo carregar a um nível de 80% em apenas 8 minutos. O principal problema ainda é o elevado custo.

ENERGIA DO LIXO
A geração de energia elétrica por usinas térmicas a partir da matéria orgânica de aterros sanitários no Brasil cresceu 7,7% em 2020, chegando a 110,2 MW médios, o que significa um avanço de 162% nos últimos cinco anos. O Brasil possui 18 usinas, sendo seis em São Paulo.

ENERGIA EÓLICA
Com participação de 25,6%, a energia eólica na Alemanha substituiu em 2020 o carvão como principal fonte geradora.
Lá, as fontes renováveis como um todo atingiram um novo recorde, passando de 42,3% em 2019 para 47,0% em 2020.

CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
A Nissan é pioneira no desenvolvimento de um protótipo movido pelo sistema SOFC (célula de combustível de óxido sólido), que funciona a partir da energia elétrica gerada pela utilização do etanol. Esse sistema dá aos veículos uma autonomia acima dos 600 km com apenas 30 litros de etanol. O Brasil tem o pioneirismo com programas energéticos que incentivam o uso do etanol e por isso é uma peça-chave neste tipo de estudo.

ENERGIA NUCLEAR
Foi publicado pela Eletronuclear o edital para contratação da empresa que vai retomar a obra civil e parte da montagem eletromecânica da usina nuclear Angra 3. A licitação deverá ocorrer no segundo semestre de 2022, estando previsto que a usina deva estar pronta em novembro de 2026. O empreendimento está com as obras paralisadas desde 2015.