BOLETIM ABRIL/2022
BANDEIRA TARIFÁRIAO nível dos reservatórios das hidrelétricas continua melhorando. No entanto, de acordo com a Medida Provisória 1055 de setembro/2021, até o mês de abril ainda vigorará a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.
MOTO ELÉTRICA
A Multilaser comprou a startup Watts Mobilidade Elétrica, montadora de veículos de duas rodas movidos a energia elétrica. A aquisição faz da Multilaser a primeira montadora de veículos 100% elétricos na Zona Franca de Manaus.
ENERGIA NUCLEAR
Devido às incertezas no fornecimento de petróleo e gás natural, a Bélgica decidiu permitir que duas usinas nucleares que seriam desativadas até 2023 continuem operando até 2035.
No Brasil, o prazo para conclusão da usina nuclear de Angra 3 foi mais uma vez adiado, estimando-se agora que o empreendimento seja entregue em novembro de 2027.
AEROGERADOR BRASILEIRO
No parque experimental da Engie em Tubarão (SC), entrou em operação comercial o primeiro aerogerador 100% brasileiro. A turbina de 4,2 MW foi projetada e fabricada pela Weg em sua planta de Jaraguá do Sul (SC), enquanto que as pás eólicas foram fabricadas pela Aeris Energy em Caucaia (CE).
RECICLAGEM DE BATERIAS
Uma parceria entre a Tupy, BMW Group Brasil e SENAI Paraná, pesquisa a reciclagem de baterias por processo mais sustentável do que o tradicional, utilizado atualmente. O objetivo abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas.
NORDESTE EXPORTADOR
As fontes eólicas e solar do Nordeste somaram 45% na matriz de geração elétrica da região, transformando a mesma de importadora para exportadora de energia elétrica.
A nova configuração da geração no Brasil modificou os intercâmbios entre estados e regiões, proporcionando maior diversidade de soluções no suprimento de energia.