BOLETIM ABRIL/2024
MERCADO LIVREO ritmo de migração para o mercado livre de energia continua acelerado no Brasil. Nos primeiros dois meses deste ano, 4.403 consumidores notificaram sua intenção de deixar o mercado regulado, dos quais 3.866 já concluíram todo o processo de migração.
NOVO RECORDE DE CARGA
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um novo recorde de carga na demanda instantânea do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em função das altas temperaturas registradas, às 14h37min do dia 15 de fevereiro foram atingidos 102.478 megawatts (MW) de potência instantânea. O recorde anterior tinha sido de 101.860 MW atingidos às 14h15min do dia 7 de fevereiro.
SUBESTAÇÃO MÓVEL
Após o pioneirismo da COPEL (PR), a CEA Equatorial adquiriu da WEG uma subestação instalada sobre reboques para operação no Amapá, o que permite seu rápido deslocamento para locais que exijam urgência no restabelecimento da energia.
CARROS VOADORES
Os "carros voadores" da Eve Air Mobility, uma empresa da Embraer, estão passando pelo processo de regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com quase 3 mil encomendas e início de operação previsto para 2026, esses veículos, chamados eVTOLs, serão produzidos em Taubaté (SP).
ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear vive um renascimento. De acordo com a World Nuclear Association, 60 usinas nucleares estão em desenvolvimento em 17 países, e planos para outras 110 já foram anunciados.
A estimativa é que os 60 novos projetos em construção gerem mais de 70 GWh de energia elétrica, ou seja, o equivalente a cinco vezes a geração de Itaipu.
ITAIPU
No dia 10 de março, a usina de Itaipu atingiu a marca de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) produzidos desde o início de sua operação em maio de 1984.
Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 43 dias, ou o Brasil por 5 anos e 11 meses.