BOLETIM AGOSTO/2024
BANDEIRA VERDEA melhoria das condições para a geração de energia hidráulica permitiu que a ANEEL adotasse para agosto a bandeira verde. Com isto, deixará de ser cobrado o adicional de R$ 1,885 para cada 100 kWh. consumidos
BANCO DE BATERIAS
A Cemig (MG) desenvolveu um sistema que utiliza um banco de baterias para dar suporte à rede tradicional de distribuição. O equipamento aproveita os momentos de menor demanda para armazenar energia, a qual poderá ser reinjetada na rede de acordo com a necessidade, podendo ser utilizada para regularizar os níveis de tensão e até assumir o fornecimento em caso de interrupções.
SOLAR FLUTUANTE
A hidrelétrica binacional Itaipu lançou um edital para contratar uma empresa que forneça os equipamentos e realize os serviços de instalação, comissionamento e assistência técnica uma usina solar flutuante em seu reservatório, com capacidade de produzir 1 megawatt-pico (MWp) de potência.
BALSA A HIDROGÊNIO
Equipada com células de combustível que produzem eletricidade pela combinação de oxigênio e hidrogênio, emitindo apenas água como subproduto, entrou em operação em São Francisco (EUA) a primeira balsa de transporte de passageiros movida a hidrogênio.
NUCLEAR NA ITÁLIA
Após 35 anos do fechamento da última usina nuclear, a Itália planeja reintroduzir a energia atômica na Itália, como parte de um esforço para reduzir emissões de carbono. A meta é que a energia nuclear contribua com pelo menos 11% da eletricidade no país até 2050, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis importados.
RECORDE EÓLICO
Às 21:09 horas do dia 23 de julho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um novo recorde de geração eólica instantânea no submercado Nordeste, com 19.028 MW.
Este valor supera o recorde anterior, estabelecido em 14 de agosto de 2023, quando foram gerados 18.725 MW.