BOLETIM DEZEMBRO/2018

2 de janeiro de 2019
BANDEIRA VERDE
Para janeiro continuará vigorando a bandeira Verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia. Embora os reservatórios das principais hidrelétricas do país ainda não tenham atingido um nível confortável, as previsões indicam a manutenção da bandeira verde até o final do verão.

ENERGIA SOLAR
A geração com painéis fotovoltaicos e o armazenamento de energia são as tecnologias que deverão ganhar destaque no Brasil nos próximos anos. Segundo projeções do governo, a capacidade instalada em energia solar pode crescer mais de dez vezes nos próximos dez anos, atingindo 3 GW de potência. Nos últimos cinco anos o número de conexões no Brasil subiu de 23, em junho de 2013, para pouco mais de 30 mil no final de 2018. Como a energia solar é uma fonte intermitente, sua associação com o armazenamento de energia pode viabilizar projetos que antes nem eram considerados.

ELETROVIA
A COPEL (PR) concluiu a instalação de 11 eletropostos de recarga de veículos elétricos na maior eletrovia do Brasil. Com 730 km de extensão ao longo de toda BR 277, cruza o estado do Paraná, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

ALEMANHA
As fontes renováveis já foram responsáveis neste ano por cerca de 38 % do consumo de energia na Alemanha, estando prestes a superar o carvão, tradicional fonte de energia daquele país. Uma forte pressão dos ambientalistas também está exigindo o fim das usinas nucleares, mas por enquanto elas ainda são indispensáveis para o atendimento da carga.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A capital paulista recebeu no mês de dezembro os 15 primeiros ônibus totalmente elétricos para operar na cidade. Fabricados pela chinesa BYD, fazem parte de um projeto-piloto de transporte não poluente que envolve abastecimento por energia solar.