BOLETIM DEZEMBRO/2020

1 de dezembro de 2020
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
A geração distribuída de energia renovável atingiu 4 GW de potência instalada no Brasil. O ano de 2020 começou com 2 GW e a marca foi dobrada antes do ano acabar. Cada vez mais consumidores estão investindo em geração própria de energia utilizando fontes renováveis como a solar fotovoltaica, o biogás e a biomassa.

CONSUMIDOR LIVRE
O número de agentes continua crescendo no mercado livre de energia elétrica, que encerrou o mês de outubro com 8.378 participantes. O volume é quase 22% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Gradualmente estão sendo flexibilizado os requisitos de contratação para os consumidores que pretendem atuar no mercado livre. Atualmente, o limite para consumidor ¨especial” está fixado na faixa de 0,5 MW a 2 MW, enquanto que o consumidor “livre” deve apresentar demanda igual ou superior a 2 MW. Os consumidores “especiais” só podem contratar energia incentivada, ou seja, produzidas por usinas eólicas, solares, térmicas a biomassa ou PCH.
A partir de 2021, todo consumidor com demanda igual ou superior a 1,5 MW será caracterizado como “livre”.

ELÉTRICOS x DIESEL
Uma análise de 27 mercados automotivos na Europa mostra que o total de veículos elétricos vendidos em setembro foi superior ao total de vendas registradas de carros a diesel. Esta é a primeira vez na história moderna que veículos movidos a energias alternativas superam em vendas veículos movidos a combustão.

NOVA TURBINA EÓLICA
Uma empresa sul-coreana criou um novo conceito com uma torre de turbina eólica de eixo vertical projetada para ambientes urbanos. A torre circular pode ter até 12 andares, cada um contendo um comando central, permitindo uma produção de energia muito maior por unidade de área do que seria possível com uma única turbina convencional.

AVIÃO ELÉTRICO
A Embraer, em parceria com a fabricante de motores WEG, se prepara para realizar o primeiro voo de uma aeronave nacional com tecnologia de propulsão 100% elétrica. Para os ensaios está sendo utilizado como plataforma um avião monomotor de pequeno porte (EMB-203 Ipanema) devidamente adaptado.