BOLETIM DEZEMBRO/2024

2 de dezembro de 2024
BANDEIRA VERDE
Devido à melhoria na previsão de chuvas, a ANEEL alterou para dezembro a bandeira tarifária, passando de amarela para verde. Com isto, neste mês não será cobrada a taxa extra nas faturas de energia dos consumidores.

FONTES RENOVÁVEIS
As fontes renováveis representam mais de 90% da geração elétrica no Brasil, com as hidrelétricas respondendo por cerca de dois terços dessa produção. No entanto, as mudanças climáticas estão impactando o planejamento do setor, notadamente pelo aumento da frequência de dias secos e ondas de calor. Por este motivo, melhorias na infraestrutura de transmissão e regulamentação do uso de baterias são consideradas essenciais para aumentar a flexibilidade do sistema elétrico.

ITAIPU
Itaipu Binacional foi reconhecida pelo Guinness World Records como a maior produtora de energia elétrica acumulada no mundo, com mais de 3,038 bilhões de MWh gerados desde 1984. A usina, com 14 mil MW instalados, em potência só fica atrás da chinesa Três Gargantas.

BIOMETANO
A Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos projeta a construção de uma segunda usina de biometano em São Leopoldo (RS). Com capacidade para produzir 34 mil metros cúbicos por dia, o gás renovável e purificado derivado do biogás será comercializado, além de gerar créditos de carbono.

ENERGIA NUCLEAR
A Eletronuclear obteve a renovação da licença de operação da usina nuclear Angra 1 até dezembro de 2044. O processo, iniciado em 2019, envolveu um grupo de trabalho dedicado a atender às exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Essa renovação é um marco nas prioridades da empresa.

BATERIAS DE ESTADO SÓLIDO
A partir de janeiro, a Honda começará a produzir baterias de estado sólido para veículos elétricos. As novas baterias prometem maior autonomia e custo reduzido em comparação com as convencionais de íons de lítio. A Honda também espera até 2030 dobrar a autonomia das baterias.