BOLETIM FEVEREIRO/2020

3 de fevereiro de 2020
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Devido à boa perspectiva de chuvas para a região onde estão situadas as principais hidrelétricas do país, para o mês de fevereiro a bandeira tarifária será verde. Com isto, não será cobrado nenhum adicional sobre a tarifa de energia.

ELETROPOSTOS
Cresce a instalação de eletropostos em diversas estradas do Sudeste e Sul do país. Uma das principais iniciativas envolve dez empresas do setor de energia e transportes, tais como a concessionária EDP, Audi, Porsche e Volkswagen, que realizarão os testes com seus veículos para homologação da infraestrutura, e entre as empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens, fornecedoras das soluções de carregamento. Além de São Paulo, também estão sendo instalados novos eletropostos no Espirito Santo e em Santa Catarina.

BELO MONTE
Entrou em operação a 18ª e última turbina da hidrelétrica de Belo Monte, a maior usina 100% brasileira. A partir de agora a usina passa a poder operar com capacidade total de 11.233 MW, sendo considerada a quarta maior do mundo.

ALEMANHA
A Alemanha fechou um acordo pelo qual pretende tornar-se o primeiro país industrializado a abandonar o uso da energia nuclear e do carvão, o que prevê o fechamento destas usinas até 2038. Para garantir o cumprimento da meta de redução das emissões de carbono, a saída será acompanhada de fortes investimentos em energia renovável.

RANKING SOLAR
Foi divulgado um ranking com as cidades mais competitivas para se investir em geração solar distribuída. Teresina, no Piauí, assumiu o posto de capital brasileira com a taxa de retorno mais atrativa para projetos residencias de energia solar, onde um investimento se paga em apenas 2,85 anos. Completam o top 10 as cidades de Belém (2,92 anos), Rio de Janeiro (2,93 anos), Manaus (3,04 anos), João Pessoa (3,10 anos), São Luiz (3,17 anos), Goiânia (3,17), Maceió (3,23 anos), Cuiabá (3,29 anos) e Vitória (3,36 anos).

NUCLEAR
Usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 tiveram em 2019 o melhor ano de sua história, atingindo a produção total de 16.128.826 MWh de energia elétrica.