BOLETIM FEVEREIRO/2021

1 de fevereiro de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Desde dezembro a ANEEL voltou a aplicar o sistema de bandeiras tarifarias, cujo valor varia de acordo com a disponibilidade de energia hidrelétrica (mais barata) no país.
Para o mês de fevereiro estará vigorando a bandeira amarela, o que representa um adicional para R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

CAMINHÃO ELÉTRICO
A Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) e a Agrale, empresas brasileiras que produzem motores e também caminhões leves, se uniram para produzir caminhões elétricos. Os veículos serão equipados com motores de alta performance importados da Danfoss Editron e baterias modulares da Octillion Power Systems. A Ambev fechou uma parceria para a compra de mil vans e caminhões elétricos da FNM.
A fabricante de bebidas já tinha um acordo de intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os dois projetos estabelecem o fim de 2023 como prazo de entrega de todos os veículos.
A PepsiCo recebeu dez unidades do modelo elétrico da JAC Motors Brasil, e vai testá-los em suas entregas na capital paulista. A companhia estuda substituir toda a sua frota de caminhões leves por veículos elétricos.

NORUEGA
A Noruega se tornou em 2020 o primeiro país do mundo em que os carros elétricos representaram mais de 50% dos novos emplacamentos em 12 meses. Neste período, os veículos elétricos tiveram uma cota de mercado de 54,3%, contra 42,4% em 2019.

NOVA BATERIA
A Toyota pretende lançar um veículo elétrico dotado de bateria sólida. Uma das vantagens da nova tecnologia é a recarga completa em apenas 10 minutos. Dentre as vantagens em relação aos íons de lítio, ela tem maior densidade energética, que serve para acumular mais energia dentro de um menor espaço. Além disso, são mais leves e conseguem prover grandes quantidades de corrente por períodos maiores, sem superaquecimento.

TELHA SOLAR
A Eternit acaba de instalar as primeiras telhas fotovoltaicas de concreto em residências no interior paulista. As telhas fotovoltaicas de concreto estão sendo produzidas pela Tégula Solar, empresa que pertence ao grupo Eternit, em uma fábrica dedicada à tecnologia fotovoltaica instalada em Atibaia/SP.