BOLETIM FEVREIRO/2019

1 de março de 2019
BANDEIRA VERDE
Para o mês de março continuará vigorando a bandeira verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
O número de empresas no mercado de geração distribuída no Brasil saltou de 2.741 em janeiro de 2018 para 6.000 em janeiro de 2019, representando um crescimento de 118%. A região Sudeste lidera com 47,8 % destas empresas, seguida pela região Sul com 21,9 %.

ONDA DE CALOR
Devido a temperaturas extremamente elevadas, a demanda por eletricidade no Brasil disparou. No mês de janeiro a carga foi 6,6 % maior do que em igual período de 2018. A carga cresceu principalmente no Sul, com alta de 8,8 %, seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste com 7,8 %. No Nordeste cresceu 2,8 % enquanto que no Norte houve expansão de 0,6 %.
Para atender à elevada carga, Itaipu tem operado em sua capacidade máxima, disponibilizando todas suas 20 turbinas.

ALEMANHA
Até o ano de 2038 a Alemanha deverá fechar todas as suas termelétricas a carvão. Os planos estão no centro da estratégia alemã para fazer a transição para fontes renováveis, as quais no ano passado já alcançaram 40% da matriz energética, ficando pela primeira vez acima do carvão.

ENERGIA NUCLEAR
Ao defender a viabilidade de Angra 3, o governo revelou que pretende construir de quatro a oito usinas nucleares no Brasil.
Atualmente, o país tem apenas duas usinas nucleares em operação (Angra 1 e 2) que respondem por 1,2 % da geração nacional de eletricidade.

ENERGIA EÓLICA
A participação da fonte eólica na matriz de geração brasileira ultrapassou as térmicas, passando a responder por 9 % da capacidade instalada total do país, enquanto as térmicas representaram 8 %. Em dezembro, o Brasil contava com 574 parques eólicos, com capacidade instalada de 14.490 MW.