BOLETIM JANEIRO/2018

6 de fevereiro de 2018
BANDEIRA VERDE
Confirmando as previsões, a boa recuperação dos níveis das principais hidrelétricas do país permitirá a aplicação da bandeira verde durante o mês de fevereiro. Com isto, neste período não haverá cobrança extra pela energia.

ELETROPOSTOS
A BMW ajusta os últimos detalhes para a instalação de eletropostos ao logo da rodovia Presidente Dutra. O objetivo é possibilitar uma viagem com carro elétrico entre Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, a autonomia rodoviária de um carro elétrico como o modelo BMW i3 é de aproximadamente 150 quilômetros. Os seis primeiros pontos de recarga serão instalados em postos de combustível da rede Ipiranga até o fim de março de 2018

ITAIPÚ
Em duas ocasiões no mês de janeiro, a usina de Itaipu abriu simultaneamente todas as 14 comportas das três calhas do vertedouro. A cena é rara, pois os últimos registros desta simultaneidade ocorreram em junho de 2016 e novembro de 2015. O vertedouro é uma estrutura utilizada para escoar o excedente de água do reservatório, não utilizada para a produção de energia.

CHERNOBYL
Abandonada desde o acidente nuclear de 1986, a área no entorno da usina de Chernobyl está prestes a reiniciar a produção de energia. A cerca de cem metros de distância do imenso domo de metal que isola a antiga estrutura radioativa, estão sendo instalados painéis solares. A nova planta deve gerar o suficiente para abastecer uma pequena cidade com cerca de duas mil residências.

OBRAS EM ATRASO
O Brasil inicia 2018 com um total de 393 empreendimentos de transmissão em construção sendo que 178 estão atrasados, o que representa 45% do total. Quanto à geração de energia, existem 415 usinas com obras em atraso contra 653 obras fiscalizadas, ou seja, 63,5% em atraso.

ENERGIA NUCLEAR
A usina nuclear Angra 2 obteve em 2017 a melhor marca de geração elétrica de sua história. Além disso, a unidade operou com 97,5% de fator de capacidade. Já Angra 1, apesar de ter ficado parada por quase 60 dias entre agosto e outubro, por conta da troca dos seus transformadores principais, também registrou em 2017 uma das melhores marcas da usina.