BOLETIM JANEIRO/2024

2 de janeiro de 2024
AEROGERADOR
Visando a exploração de petróleo em áreas offshore, uma parceria entre a Statkraft, Petrobras e a WEG está desenvolvendo um equipamento com 7 megawatts de potência, o maior a ser fabricado no Brasil. O conjunto torre mais aerogerador terá 220 metros de altura do solo até a ponta da pá e pesará 1.830 toneladas.

NAVIO A VELA
A Vale assinou um contrato para implantar velas rotativas em um Valemax, o maior navio de transporte de minérios do mundo. Para aumentar a eficiência energética, o projeto utiliza cinco rotores cilíndricos para a propulsão a vento, proporcionando ganhos de eficiência de até 6%.

BIOGÁS
Com o objetivo de desenvolver conhecimento técnico, científico e comercial, a CGT Eletrosul está investindo em Santa Catarina em um projeto de biogás proveniente de dejetos suínos e bovinos. São previstos onze biodigestores, dois dos quais já estão produzindo biogás.

AERONAVE ELÉTRICA
A EVE (antiga divisão da Embraer) está desenvolvendo uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, com capacidade para um piloto e quatro passageiros, a qual combina características de helicópteros e aviões.

HIDROGÊNIO VERDE
A EDP Brasil inaugurou uma unidade de H2V em Pecém (CE) que é alimentada por uma usina solar de três megawatts pico (MWp) e um eletrolisador capaz de produzir 250 Nm3/h do gás. A partir de agora, os principais desafios a serem superados são a necessidade de identificar tecnologias mais adequadas para o armazenamento e transporte do H2V.

BATERIA DE GRANDE PORTE
Para garantir o fornecimento de energia em situações críticas, COPEL (PR) está colocando em operação um sistema móvel de grande porte para armazenamento de energia. Montada sobre duas carretas, a estrutura com 1 MW de potência e 1,4 MWh de energia armazenada, é formada por um conjunto de baterias e um transformador.