BOLETIM JULHO/2018

1 de agosto de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para agosto permanecerá vigorando a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, ocorrerá a cobrança adicional de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos). As previsões continuam indicando bandeira vermelha até o final do ano.

BATERIAS
O uso de geração solar combinado com baterias vai permitir o desligamento de parte dos geradores movidos a óleo diesel na ilha de Fernando de Noronha. Para estabilizar a entrega de energia fotovoltaica, um novo sistema de armazenamento de energia elétrica com baterias (560 kW) funcionará já a partir do mês de agosto. Sistema semelhante está sendo instalado no Pelotão Especial de Fronteira sediado em Tunuí-Cachoeira, em plena floresta amazônica.

ITAIPU
Depois de um primeiro trimestre excelente, devido à falta de chuvas a hidrelétrica reduziu sua capacidade nos últimos dois meses e deve ficar no máximo em seu quinto melhor ano de geração. O mês de maio apresentou a pior afluência de água da história de 34 anos de Itaipu.

SOLAR FOTOVOLTAICA
A partir de janeiro/2020, as novas residências a serem construídas na Califórnia deverão obrigatoriamente contar com sistemas solares fotovoltaicos. A exigência integra o esforço para reduzir em 40 % as emissões de carbono até 2030.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Já é possível fazer uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro em um carro 100% elétrico. Pontos de recarga instalados na rodovia Presidente Dutra começaram a funcionar no final do mês de julho. A maior distância entre eletropostos é de 122 km. Os carros poderão ser reabastecidos em 25 minutos, tempo suficiente para recuperar 85% da carga.

LINHA DE TRANSMISSÃO
Entrou em operação comercial nova linha de transmissão que vai contribuir para o escoamento da energia elétrica que vem das usinas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) e com isto melhorar a qualidade do fornecimento para a região Sudeste. Com 334 quilômetros de extensão, passa por 28 municípios de São Paulo para ligar a Subestação Araraquara II até a SE Taubaté.