BOLETIM JULHO/2019

1 de agosto de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
A previsão de poucas chuvas para as regiões onde estão as grandes hidrelétricas foi decisiva para a aplicação da bandeira vermelha (patamar 1) no mês de agosto, significando aumento de R$ 4,00 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.

ASSISTENTE VIRTUAL
A ANEEL lançou um chatbot que permitirá o esclarecimento de dúvidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Inicialmente serão atendidos assuntos sobre falta de energia e também sobre o acompanhamento de reclamações junto à ouvidoria. Nos próximos meses outras demandas também passarão a ser atendidas.
Para acessar, basta visitar o espaço do consumidor no portal da ANEEL.
www.aneel.gov.br/espaco-do-consumidor

ENERGIA NUCLEAR
O governo pretende concluir a usina de Angra 3 nos próximos 5 anos e também reformular a produção de combustível nuclear no país, com o objetivo de atender o mercado interno e ainda disputar o mercado internacional, pois o Brasil possui a sétima maior reserva de urânio do mundo, mas tem condições de se tornar uma das três principais reservas no futuro.

BELO MONTE
Até dezembro deverá estar instalada a 14ª e última turbina da usina de Belo Monte, localizada no rio Xingu, no Pará.
Contando com 8.788 MW de potência, passará a ser a maior hidrelétrica 100 % brasileira, superando Tucuruí (8.370 MW).
Para permitir o escoamento desta energia já está em condições de operação uma segunda linha de transmissão em corrente contínua (800 kV) com 2.539 km de extensão, ligando o Pará ao Rio de Janeiro.

NOVA TECNOLOGIA SOLAR
Está chegando ao Brasil uma nova tecnologia aplicada em painéis solares. São folhas de plástico leves, transparentes e flexíveis com células fotovoltaicas impressas, que funcionam como um adesivo de energia solar. A capacidade de geração de eletricidade ainda é bem menor que a dos painéis convencionais.
A vantagem é que ele se amolda a janelas, paredes, telhados e outras superfícies.

HIDROGÊNIO
Segundo a Agência Internacional de Energia, o hidrogênio está entrando em novo ciclo de interesse para além de ciclos anteriores. A tendência é de utilização também para produção de eletricidade e energia térmica, entre outras aplicações.