BOLETIM JULHO/2022
BANDEIRA TARIFÁRIAA situação dos reservatórios das principais hidrelétricas do país permitiu que a ANEEL decidisse manter a bandeira VERDE durante o mês de julho, ou seja, sem cobrança de taxa extra. Embora estejamos no período de poucas chuvas nas regiões Leste e Centro-Oeste, a previsão é que esta bandeira perdure até o final do ano.
ENERGIA EÓLICA
A Siemens Gamesa anunciou que fornecerá à Escócia 60 turbinas eólicas off-shore a serem instaladas a cerca de 22 km da costa. Com pás de 108 metros de comprimento, cada turbina terá 14 MW de potência.
A mesma empresa também fornecerá 83 turbinas de 11 MW a serem instaladas pela Dinamarca a cerca de 50 km da costa.
PRODUÇÃO DE LÍTIO
A mineradora Sigma Lithium informou que os resultados dos testes em Minas Gerais confirmam que o Brasil se colocará no mercado como um dos maiores produtores mundiais de lítio. A previsão é de produzir 37.000 toneladas de carboneto de lítio já em 2023, passando para cerca de 72.000 toneladas/ano a partir de 2024.
RECARGA SEM FIO
A FIAT iniciou testes de carregamento de baterias por indução, utilizando um sistema de bobinas instaladas sob o piso, transferindo a energia diretamente aos veículos que trafegam em sua superfície. Durante os testes, foi possível atingir níveis de eficiência de recarga semelhantes aos das estações de carga rápida.
ONDAS DO MAR
Uma parceria entre o Complexo do Porto de Pecém (CE) e a empresa sueco-israelense Eco Wave Power visa a implantação de uma unidade de geração de energia a partir das ondas do mar com capacidade de até 9 MW. É a segunda iniciativa do complexo nesse sentido, pois entre 2010 e 2015, já funcionou um protótipo com 100 kW de potência.
HIDROGÊNIO
A Siemens e a Air Liquide anunciaram a criação de uma joint venture dedicada à produção em escala industrial de eletrolisadores de hidrogênio renovável.
Esta parceria de conhecimentos visa o desenvolvimento de nova tecnologia para produção sustentável de hidrogênio.