BOLETIM JULHO/2023

3 de julho de 2023
MERCADO LIVRE
No ano de 2022 o consumo registrado no mercado livre de energia correspondeu a pouco mais de 35% do consumo total no país, tendo sido registrado o ingresso de 655 novos consumidores.
Atualmente, o número total de consumidores neste mercado está próximo de 14 mil.

HIDROGÊNIO VERDE
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Tecnológico de Karlsruhe da Alemanha estão pesquisando um processo de produção de hidrogênio verde a partir da gaseificação de biomassa.
O projeto visa a geração de hidrogênio a partir do bagaço de cana-de-açúcar, bem como o armazenamento do hidrogênio obtido por meio do bio-óleo derivado da pirólise do bagaço de cana.

CARVÃO NA ÍNDIA
A geração de energia por combustíveis fósseis é responsável por cerca de 75% da produção de energia da Índia.
Na contramão do movimento mundial, a Índia tem atualmente em construção cerca de 27 GW de capacidade de geração de energia pela queima de carvão e mais 24 GW em fase de pré-construção.

FERRARI ELÉTRICA
A nova unidade da Ferrari dedicada à fabricação de supercarros elétricos deverá estar concluída em meados de 2024. Embora o primeiro veículo totalmente elétrico da Ferrari deva ser apresentado no quarto trimestre de 2025, a produção em volume comercial deverá começar apenas em 2026.

COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL
A corrida pelo combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) agita as principais empresas do mercado. A Boeing tem compromisso de fornecer aeronaves capazes de voar com combustível 100% renovável até 2030. O principal desafio é o preço do SAF, superior ao do fóssil.

ENERGIA NUCLEAR
A empresa de engenharia belga Tractebel firmou um acordo com as empresas francesas Nuward e EDF para o desenvolvimento da tecnologia de pequeno reator modular (SMR).
Trata-se de um projeto conjunto que visa substituir usinas de energia de alto carbono e oferecer suporte a outras aplicações, como produção de hidrogênio e aquecimento urbano.