BOLETIM JULHO/2024

1 de julho de 2024
BANDEIRA AMARELA
No período entre maio/2022 e junho/2024 a bandeira tarifária foi a verde. Passados mais de dois anos, os consumidores voltarão a ter a cobrança adicional na energia elétrica a partir de julho, sendo que a tarifa cobrada será de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.

CRESCIMENTO DO CONSUMO
No primeiro trimestre de 2024, o consumo de eletricidade no Brasil registrou um aumento significativo de 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A classe residencial liderou o crescimento, com um aumento de 12,3%, enquanto as classes comercial e industrial também apresentaram expansão, com aumentos de 8,4% e 3,8%, respectivamente.

PETRÓLEO SINTÉTICO
Foi inaugurada na usina de Itaipu a primeira planta piloto do Brasil para produção de petróleo sintético a partir de biogás e hidrogênio verde. A planta tem capacidade para produzir 6 kg por dia de bio-syncrude, utilizando biogás da unidade de biodigestão e hidrogênio verde do Parque Tecnológico Itaipu.

SOLAR MARÍTIMO
Na baía de Tóquio está em teste uma usina para a geração de energia solar instalada na superfície do mar. Esta é a primeira fazenda solar offshore do Japão. O projeto enfrenta desafios como mudanças no nível da água e danos por sal, mas o desafio é superá-los e reduzir os custos.

ENERGIA SOLAR
O Brasil ultrapassou 14 GW de capacidade operacional em grandes usinas solares, equivalente à capacidade instalada da hidrelétrica de Itaipu. Estão instaladas principalmente no Nordeste (59,8%), seguido pelo Sudeste (39,1%), enquanto Sul, Norte e Centro-Oeste têm participações menores.

IMÃ DE SAMÁRIO
Com o objetivo de reduzir os custos de fabricação em até 30%, a Nissan está desenvolvendo um ímã para motores de veículos elétricos utilizando samário-ferro, uma liga mais barata e acessível do que o neodímio, comumente usado na fabricação de imãs.