BOLETIM JUNHO/2022

1 de junho de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
Confirmando previsões, as principais hidrelétricas do país estão com um nível bastante seguro, permitindo que para o mês de junho a ANEEL decida por permanecer acionada a bandeira Verde, onde não há acréscimo no custo da energia. Estima-se que esta situação deva perdurar pelo menos até novembro.

CABO SUBMARINO
Na Inglaterra, uma parceria financeira e estratégica visa instalar cabos de energia submarinos para transportar energia renovável do Marrocos ao Reino Unido. Com o comprimento de 3.800 km, os cabos conectarão uma fazenda de energia renovável no Marrocos com o sudoeste da Inglaterra.
Serão fornecidos anualmente um total de 3,6 GWh de energia limpa.

ENERGIA SOLAR
A geração solar distribuída alcançou a marca de 1 milhão de sistemas no Brasil, que somam 10,6 GW de potência.
Se confirmada a projeção da Absolar, o Brasil iniciará 2023 com uma potência instalada de energia solar maior do que as usinas de Itaipu e Xingó somadas.

ENERGIA EÓLICA
Com a adição de 3,3 GW, a capacidade instalada de geração eólica no Brasil aumentou 17,7% nos últimos 12 meses, levando a fonte a totalizar 21,9 GW em usinas funcionando no País. Este resultado acompanha o boom da indústria eólica global, que em 2021 teve seu segundo melhor ano.

TREM A HIDROGÊNIO
Na Alemanha foi apresentado um trem movido a hidrogênio, acoplado a um reboque móvel de armazenamento do combustível. A nova infraestrutura é destinada a substituir os trens a diesel. Com um comboio de dois vagões, o trem tem um alcance de até 800 quilômetros.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
A entrada de novas fontes na matriz elétrica tem aumentado a demanda mundial por sistemas de armazenamento em baterias.
Em 2019, o mundo somava 10,7 GW de capacidade de armazenamento instalada, mas com a expansão das fontes renováveis intermitentes (solar e eólica), a expectativa é que esse mercado tenha um crescimento exponencial nos próximos anos.