BOLETIM JUNHO/2024

3 de junho de 2024
LANCHA ELÉTRICA
Em Altamira, no Pará, ocorreu a viagem inaugural da primeira lancha elétrica da região amazônica. Essas embarcações são movidas por um conjunto de dois motores de 20HP cada e possuem entre três e quatro baterias.

MERCEDES ELÉTRICO
Após mais de 40 anos abastecido apenas com gasolina ou diesel, o Mercedes-Benz Classe G, estreou uma versão elétrica.
O novo modelo, chamado G580 with EQ Technology, possui quatro motores elétricos que entregam uma potência combinada de 587 cv e 118 kgfm de torque, prometendo o mesmo desempenho off-road das versões a combustão.

DESCARBONIZAÇÃO
O Brasil está sendo apontado como o país com menor custo de produção de hidrogênio verde, fator básico no custo dos transportes.
No entanto, no curto prazo o gás natural liquefeito e biocombustíveis tradicionais serão as fontes mais relevantes na descarbonização.

ENERGIA SOLAR
A energia solar está ganhando destaque no Brasil, com a potência instalada de geração fotovoltaica atingindo 41 gigawatts (GW), representando 17,4% de toda a matriz energética brasileira.
Atualmente a geração distribuída responde por dois terços de toda a potência solar instalada no país.

ENERGIA EÓLICA
A geração de energia eólica no Brasil está em ascensão, com expectativas de novos investimentos nas próximas décadas, especialmente na geração eólica offshore. Atualmente a fonte eólica representa 14,5% da matriz elétrica nacional.

ITAIPU
O Brasil e o Paraguai chegaram a um acordo sobre a tarifa de Itaipu, o que envolve um aumento de 15,3% na tarifa cobrada pela usina. No entanto, foi desenhado um arranjo para que o consumidor brasileiro não perceba o aumento tarifário, permitindo que o Paraguai negocie seus excedentes no mercado livre brasileiro.