BOLETIM MAIO/2018
BANDEIRA VERMELHAPara o mês de junho vigorará a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, haverá cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos).
ELETROPOSTO
Embora conte com apenas 10 veículos elétricos em sua frota, em Cuiabá (MT) foi instalado na sede da Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT) o primeiro eletroposto do Estado para a recarga de veículos elétricos ou híbridos. A energia será distribuída gratuitamente, uma vez que ela é gerada através de placas fotovoltaicas, ou seja, é a energia solar transformada em energia elétrica que vai abastecer os carros.
ENERGIA SOLAR
De acordo com a ANEEL, no Brasil atualmente existem 257 MW instalados de fonte fotovoltaica. São 28.400 sistemas, que atendem 33.500 consumidores. O Estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional, com 22,9% da potência de microgeração e minigeração solar instalada no país, seguido pelo Rio Grande do Sul (13,9%), São Paulo (13,5%), Ceará (5,9%) e Santa Catarina (5,9%).
NUCLEAR FLUTUANTE
Foi lançada ao mar pela Russia uma usina nuclear flutuante. Ela deixou um estaleiro em São Petersburgo e iniciou uma longa jornada que vai terminar no Ártico. Fará uma parada técnica no porto de Murmansk para abastecimento do material radioativo. De lá, a estrutura vai ser rebocada por mais de 5 mil quilômetros até a costa ártica de Chukotka, próximo ao Alasca. A previsão é que os reatores forneçam eletricidade já em 2019.
CAMINHÕES ELÉTRICOS
Há um ano e meio a coleta de lixo em Indaiatuba, no interior de São Paulo, transformou-se em atração. A empresa de saneamento responsável pelo serviço na cidade começou a testar um caminhão elétrico para recolher e compactar o lixo. O teste deu certo e a empresa fechou na China a compra de 200 caminhões com as mesmas características.
BELO MONTE
Previsto para operar em dezembro de 2019, quando todas as turbinas estiverem operando, o novo linhão de transmissão da energia de Belo Monte, com 2.526 km de extensão está “travado” na justiça.