BOLETIM MAIO/2020

1 de maio de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Apesar da seca que atinge a região Sul, a ANEEL decidiu manter a bandeira verde durante o mês de maio, ou seja, sem acréscimo na tarifa de consumo dos consumidores cativos, pois as demais regiões apresentaram boa quantidade de chuvas, possibilitando a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

SOLAR FLUTUANTE
A CEMIG pretende construir duas usinas solares flutuantes no lago de acumulação da hidrelétrica de Três Marias (MG), sendo uma de 60 MW e outra de 210 MW.
Em agosto do ano passado a CHESF já havia inaugurado a primeira etapa de uma usina solar flutuante na superfície do lago da hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia.

HIDRELÉTRICA ANTIGA
A mais antiga hidrelétrica da América do Sul, construída em Juiz de Fora (MG), a usina de Marmelos foi desativada no inicio de abril, deixando de fornecer energia para o Sistema Integrado Nacional (SIN). A usina perdeu sua condição operacional após um vazamento nos condutos forçados impedindo a operação das cinco turbinas.

QUARENTENA
A partir do início da adoção de medidas de isolamento social pelos estados brasileiros, verificou-se uma rápida redução da carga e também uma mudança no perfil, com aumento do consumo residencial e diminuição das demais classes, o que fez com que a demanda máxima do sistema fosse deslocada do período diurno para o noturno.

RECORDE SOLAR
No dia 3 de abril o Nordeste registrou novos recordes de geração solar fotovoltaica média e instantânea.
A geração foi de 523 MW médios, sendo que às 12:26hs a geração instantânea chegou a 1.544 MW, energia suficiente para abastecer 16% da carga da região.
O Nordeste tem mais da metade do total da capacidade solar instalada no país.

NOVA BATERIA
A Enervate desenvolveu uma nova bateria de íon-lítio com um ânodo de silício puro sem a utilização de grafite, que possibilita um carregamento extremamente rápido, atingindo 75% de sua capacidade em apenas cinco minutos.