BOLETIM MAIO/2021
BANDEIRAS TARIFÁRIASDevido ao baixo nível dos reservatórios e ao término da estação chuvosa na região das maiores hidrelétricas do país, no mês de maio vigorará a bandeira vermelha (patamar 1), o que representa um adicional de R$ 4,169 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).
RECARGA DE VEÍCULOS
Já está em vigor na cidade de São Paulo uma lei que determina que todos os prédios em construção deverão disponibilizar estações de carregamento para veículos elétricos. A nova regra vale tanto para prédios comerciais quanto residenciais registrados na prefeitura a partir de abril. A medição do consumo deve ser individualizada, e a cobrança pode ficar à cargo de quem fornecer o serviço, ou então do próprio condomínio.
ÔNIBUS SOLAR
O ônibus solar da WEG, em parceria com a UFSC, já percorreu mais de 100 mil quilômetros sem utilizar nenhum combustível. Também chamado de eBus, está em operação desde 2017, realizando um percurso de cerca de 50km, já tendo transportado mais de 30 mil passageiros.
CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
A Stellantis apresentou um sistema com célula de combustível de hidrogênio de potência média. A arquitetura usa uma pilha de células combustíveis de hidrogênio de 45 kW, com um tanque de 4,4 kg de hidrogênio, combinado com um armazenamento de bateria de 10,5 kWh. As células de combustível fornecem uma energia relativamente plana, enquanto que a bateria fica com a tarefa de aceleração/desaceleração.
CAMINHÃO ELÉTRICO
A Volkswagen deu início à produção em série do seu primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil. Produzido em Resende (RJ), o novo caminhão pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros com uma carga de bateria.
RECORDES NO NORDESTE
No inicio de abril o Nordeste registrou múltiplos recordes de geração eólica e solar fotovoltaica. No dia 07/04, alcançou marca inédita em geração de energia solar, produzindo 623 MW médios. No dia 08/04, a geração eólica atingiu 9.257 MW médios, representando 80,9% do consumo elétrico da região.