Boletim Março/2019

1 de abril de 2019
BANDEIRA VERDE
Para o mês de abril continuará vigorando a bandeira verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia. A manutenção desta condição foi possível porque os reservatórios das principais hidrelétricas do país atingiram níveis considerados aceitáveis, não sendo necessário acionar as usinas térmicas de maior custo.

ENERGIA SOLAR
A capacidade instalada de usinas de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil superou a marca de 2 mil MW e ultrapassou a fonte nuclear no país.
Neste primeiro trimestre esta fonte alcançou 2.056 MW de potência instalada, o equivalente a 1,2 % do parque gerador brasileiro.

ENERGIA RENOVÁVEL
O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita a emissão de certificados de energia renovável, sendo que o Brasil alcançou o 2º lugar no mundo na emissão de I-RECs, ficando atrás apenas da China. Este certificado permite que empresas comprovem que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis.

REDUÇÃO NAS TARIFAS
Foi concluído com sucesso o acordo com os oito bancos credores para antecipar a quitação do empréstimo feito em 2014 para possibilitar naquela ocasião uma redução de 18 % nas tarifas de energia.
Este empréstimo estava sendo custeado pelos consumidores, e seu custo estava sendo embutido nos reajustes tarifários, com previsão até o ano de 2020.
O impacto será sentido positivamente para os consumidores com uma redução média de 3,7 % já em 2019, e de 1,20 % em 2020.

CORREDOR ELÉTRICO
A ANEEL e a GIZ (agência alemã de cooperação internacional) divulgaram relatório sobre o teste do Corredor Elétrico Sul, entre as cidades de Curitiba e Florianópolis (aproximadamente 400 km). Os cinco eletropostos testados tinham características distintas, onde foram identificados três tipos de conectores e dois tipos de carregamento: rápido e semirrápido. Em três deles, foi possível realizar o carregamento simultâneo de mais de um veículo, e em Florianópolis, havia disponibilidade de baterias de lítio, o que garante o carregamento mesmo sem abastecimento da rede pública.