BOLETIM MARÇO/2020

2 de março de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Confirmando a expectativa de boa ocorrência de chuvas na região onde estão situadas as principais hidrelétricas, no mês de março a bandeira tarifária permanecerá verde, não ocorrendo cobrança adicional sobre a tarifa de energia.

JIRAU
A hidrelétrica de Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira, a 120 km de Porto Velho (RO) bateu em janeiro recorde de geração, contribuindo com 3.540 MW médios do total de 68.206 MW médios produzidos no Brasil. O resultado é o maior de sua história, e representa 5,2% de toda a energia do país no período.
A usina ocupa posição de destaque como a terceira maior geradora do país, atrás apenas de Itaipu Binacional (14.000 MW, sendo 7.000 MW da parte brasileira) e da hidrelétrica Belo Monte (11.200 MW).

ALUGUEL DE CARROS
Ainda no primeiro semestre a Unidas estará oferecendo modelos elétricos para terceirização de frotas de empresas. O modelo escolhido foi o furgão elétrico Renault Kangoo. A frota deve chegar a 100 unidades até o fim de 2020.

UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia dificilmente alcançará em 2020 as metas para participação de energias renováveis no seu consumo total, segundo avaliam os próprios especialistas europeus. A meta para 2020 para o setor de energia é de participação de 20% de renováveis (hidrelétrica, solar, eólica, etc). Para transportes a meta é de 10%.
Dados divulgados pela agência de estatística da União Europeia, mostram que em 2018 a participação de renováveis no consumo total de energia atingiu 18%, e no caso dos transportes, 8%.

ELETROPOSTOS
A Audi e a geradora de energia elétrica Engie anunciaram uma parceria para instalar 200 pontos de carregamento de carros elétricos em várias cidades do Brasil. A iniciativa faz parte da estratégia de lançamento no país do e-tron, o modelo 100% elétrico da Audi que começa a ser entregue no mercado brasileiro em abril. Hoje no país existem 344 pontos de recarga de várias marcas.
Em Santa Catarina, 23 novas estações de recarga de energia serão entregues até julho, juntando-se as sete já existentes que ligam Joinville a Florianópolis. Um novo plano prevê ligar a capital a Criciúma no sul e a Chapecó no oeste.