BOLETIM MARÇO/2021
BANDEIRAS TARIFÁRIASAs barragens das principais hidrelétricas situadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste encontram-se no menor nível dos últimos 5 anos. Devido a este cenário, para o mês de marco permanecerá vigorando a bandeira amarela, o que representa um adicional para R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).
CÉLULA COMBUSTÍVEL
A Nissan está trabalhando num projeto de veículo elétrico com célula de combustível. A diferença é que usa etanol em vez do tradicional hidrogênio líquido. O benefício desse tipo de veículo é que dispensa o grande conjunto de baterias, pois a eletricidade é gerada por uma reação química no próprio veículo, eliminando-se a longa demora da recarga.
A Volkswagen também está trabalhando em um projeto similar.
ELETROPOSTOS
A Volvo informou que está se unindo ao projeto Ecovaga para a instalação de 250 eletropostos no Brasil até o fim do primeiro trimestre. A iniciativa, em conjunto com a rede de estacionamentos Estapar, atinge as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal.
GERAÇÃO DISTRIBUIDA
O Brasil já possui mais de 500 mil unidades consumidoras de energia solar distribuída (GD). Desse total, 74 % estão instaladas em residências, enquanto que o comércio responde por 17 %, seguido pelo setor rural (7 %) e pela indústria (2 %).
TORRE EÓLICA
Com 170 metros de altura, está em fase final de implantação na China a torre eólica mais alta já construída no mundo, sem estruturas de apoio auxiliares. Utiliza a tecnologia telescópica autoelevatória, que tem como principal vantagem evitar a necessidade de meios de elevação importantes, como grandes guindastes, que deixam de ser necessários tanto para a instalação da torre quanto para a elevação da própria turbina completa.
ENERGIA NUCLEAR
A central nuclear de Angra 2 completou 20 anos de operação, apresentando uma geração total de mais de 200 milhões de MWh acumulados, alcançando fatores de 80,18% de disponibilidade e 79,44% de capacidade. Isto atesta que as práticas operacionais e de manutenção da usina estão em conformidade com os padrões da indústria nuclear.