BOLETIM MARÇO/2022

1 de março de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
Apesar da melhora no nível das principais hidrelétricas, para o mês de março a ANEEL decidiu manter a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.

SALÃO DA MOBILIDADE
No dia 28 de maio será comemorado o Dia da Mobilidade Elétrica, que figura entre os principais eventos relacionados aos carros elétricos e mobilidade elétrica no Brasil.
Já o Salão do Veículo Elétrico Latino-Americano, será realizado de 1º a 3 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo.

HIDROGÊNIO VERDE
O grupo Thyssenkrupp está trazendo para o Brasil uma divisão que vai focar em projetos industriais nas áreas química, amônia e hidrogênio verdes. O grupo é líder mundial em eletrolisadores para cloro-soda, base da tecnologia do hidrogênio verde. Já há tratativas com várias empresas que têm projeto de instalação de unidade de produção de hidrogênio ou amônia verdes.

SOLAR TÉRMICA
A energia solar térmica vem crescendo no Brasil. Nos últimos dois anos, o aumento de Sistemas de Aquecimento Solar (SAS) no país foi da ordem de 25%. O retorno com a instalação dos SAS se dá em cerca de dois anos, bem mais rápido do que o da energia solar fotovoltaica, sendo a vida útil dos equipamentos entre 25 e 30 anos.

BATERIA DE GRAFENO
O grafeno começa a ser utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos, principalmente por permitir que a carga vá de 0 a 80% em apenas 8 minutos. Quando comparado com o cobre, o grafeno é melhor condutor de eletricidade e também mais leve.

ANTENA EÓLICA
Em Pipa, no Rio Grande do Norte, a operadora de telefonia TIM, ativou a primeira antena alimentada por energia eólica. Do ponto de vista técnico, existe uma diferença em relação às torres eólicas tradicionais, porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. Isso garante um movimento mais silencioso e eficiente, além causar menor impacto visual.