BOLETIM MARÇO/2023

1 de março de 2023
ENERGIA SOLAR
O Brasil atingiu a marca histórica de 25 GW de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, o equivalente a 11,6% da matriz elétrica do País.
A fonte solar é a segunda maior do País em capacidade instalada (MW) e a terceira em geração de energia (MWh), atrás das fontes eólica e hídrica.

ITAIPU
No dia 28 de fevereiro, a hidrelétrica de Itaipu Binacional pagou US$ 115 milhões e com isto amortizou totalmente a dívida histórica da construção. Este fato abre espaço para a redução da tarifa paga pelo consumidor. No entanto, a tarifa final ainda precisa ser definida com o Paraguai. Outra vantagem é que a partir de agora a tarifa deixa de ser atrelada ao dólar.

SOTERRADA
Sete anos depois de paralisada por ter sido soterrada na tragédia ambiental de Brumadinho, a hidrelétrica Risoleta Neves está prestes a voltar a operar.
A usina pertence ao consórcio Candonga, do qual a Vale é dona de 77,5% e a CEMIG de 22,5%.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
A Enel vai patrocinar a primeira corrida da Fórmula E a ser disputada no Brasil, no dia 25 de março, no sambódromo da capital paulista. A competição organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é exclusiva para carros elétricos, tendo como um dos objetivos promover diálogos sobre a mobilidade elétrica.

HIDROGÊNIO
O hidrogênio surge como a grande possibilidade de descarbonizar uma série de setores, especialmente quando utilizado como fonte energética. Além do VERDE, produzido com energia alternativa, também vai ganhando destaque o hidrogênio AZUL, produzido a partir do gás natural.

ULTRA ALTA TENSÃO
O Laboratório de Ultra Alta Tensão do CEPEL (Eletrobras) desenvolveu uma fonte capaz de gerar tensões de até 1.200 kVca e 1.000 kVcc. Isto significa um marco inédito para projetos de transmissão em longas distâncias no Brasil, que passa a contar com a fonte de maior capacidade de gerar tensão em laboratório disponível no ocidente.