BOLETIM NOVEMBRO/2018

3 de dezembro de 2018
BANDEIRA VERDE
A chegada do período de chuvas na região sudeste, pouco antes do previsto, elevou o nível de armazenamento nas barragens das principais usinas do país. Devido a isto, para o mês de dezembro será aplicada a bandeira VERDE, ou seja, não haverá acréscimo nas tarifas de consumo. No entanto, isto não significa que a situação seja confortável, pois a quantidade de água armazenada nos reservatórios do país ainda é relativamente baixa.

TARIFA BRANCA
A tarifa branca, um mecanismo implementado neste ano para incentivar os consumidores de energia a usá-la fora dos horários de pico, teve adesão de menos de 2.000 clientes em todo o Brasil. O número estimado de conexões que podem migrar é de 80 milhões, o que demonstra a baixa adesão ao sistema, provocada principalmente pela falta de divulgação e de análise do caso. A maioria dos que aderiram é de lojas ou pequenas indústrias. Como nesses casos o consumo acontece fora dos horários de pico, com a aplicação da tarifa branca a energia pode ficar mais barata.

BELO MONTE
A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), vai encerrar o ano com 12 das 18 principais turbinas em operação comercial. A operação plena da usina, com todas as principais turbinas e mais as seis máquinas auxiliares, está prevista para dezembro de 2019, pois as máquinas estão sendo entregues uma a cada 45 dias.

APLICATIVO DA ANEEL
A ANEEL lançou o aplicativo para celulares “ANEEL Consumidor”. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e facilita o registro e acompanhamento de solicitações de Ouvidoria, apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.

ÔNIBUS HÍBRIDO
A Volkswagen iniciará em breve no Brasil os testes com um novo ônibus híbrido, denominado E-Flex. Por ser elétrico híbrido, poderá ser abastecido com múltiplos combustíveis. Entre os fornecedores de componentes estão a brasileira WEG e a alemã Siemens.