BOLETIM NOVEMBRO/2019
BANDEIRAS TARIFÁRIASPara o mês de dezembro, a bandeira tarifária cobrada dos consumidores no mercado cativo será a amarela. Como em novembro estava em vigor a bandeira vermelha, o adicional para cada 100 kWh baixa de R$ 4,169 para R$ 1,343 (mais impostos).
BELO MONTE
A hidrelétrica de Belo Monte, situada em Vitória do Xingu, no Pará, recebeu autorização da ANEEL para operar comercialmente sua última turbina de 611,11 MW, passando operar com toda a potência instalada (11,2 mil MW), tornando-se assim a maior hidrelétrica totalmente brasileira.
Salientamos que Itaipu, embora seja maior do que Belo Monte, tem a metade de suas unidades pertencentes ao Paraguai.
Belo Monte, que opera com 24 unidades geradoras, coleciona polêmicas desde que foram feitos os primeiros estudos para sua construção.
ELETROPOSTOS
A Volvo do Brasil anunciou um plano ambicioso no qual vai promover a instalação de 500 pontos para recarga de modelos híbridos e elétricos plug-in no Brasil. A empresa já firmou parceiras com redes de shoppings, estacionamentos e sua própria rede de 36 concessionários.
MAIOR BATERIA DO MUNDO
A empresa francesa de fontes de energia renováveis Neoen informou que contratou a Tesla para aumentar para 150 MW a capacidade de sua usina Hornsdale Power Reserve na Austrália. A instalação vai ser a primeira bateria de grande escala para manter a estabilidade da rede no sistema nacional de eletricidade da Austrália.
ÁRVORE SOLAR
A Árvore Solar Sustentável desenvolvida no Rio de Janeiro pela startup Fly To The Sun foi selecionada como um dos melhores projetos colaborativos sustentáveis no mundo pelo prêmio asiático de inovação.
Capaz de gerar iluminação para espaços urbanos, a chamada Smart Station também provê energia para recarregar celulares, patinetes, bicicletas, além de rotear Wifi, estando apta também a interagir com o público por meio de um aplicativo.
PAINÉIS BIFACIAIS
A Enel Green Power inaugurou na Itália a linha de produção para painéis fotovoltaicos bifaciais com base na tecnologia de heterojunção (HJT), que combina silício amorfo e cristalino. Segundo a empresa, os painéis bifaciais possuem uma eficiência 20 % superior e uma potência nominal de 400 W.