BOLETIM NOVEMBRO/2020
ENERGIA NUCLEARPesquisadores do MIT e a Commwealth Fusion Systems estão iniciando a construção de um reator para fusão nuclear (que não gera lixo tóxico), que deverá levar de três a quatro anos até ser concluído.
Se os testes forem bem-sucedidos, a geração de energia elétrica a partir da fusão nuclear poderá ser utilizada já na próxima década.
HIDROGÊNIO
A Siemens Smart e a WUN H2 GmbH assinaram um contrato para construir na Alemanha uma das maiores instalações de produção de hidrogênio do mundo.
Com uma potência de 6 MW na fase inicial de desenvolvimento, a instalação utilizará exclusivamente fonte renovável de energia, sendo livre de CO2.
Nesta primeira fase terá capacidade para produzir mais de 900 toneladas de hidrogênio por ano. Quando totalmente expandida, terá capacidade para fornecer até 2000 toneladas. A inauguração está prevista para o final deste ano e o comissionamento no final de 2021.
A empresa está desenvolvendo também projetos de transporte ferroviário com trens movidos a hidrogênio, contribuindo para a descarbonização do setor.
PERÍODO DE FATURAMENTO
Por determinação da ANEEL, a partir de janeiro de 2021 o período abrangido por cada fatura de energia dos consumidores do Grupo A (aqueles que possuem transformador próprio) coincidirá com o mês civil. Para permitir a adaptação ao novo calendário de leituras, as faturas de novembro e dezembro poderão abranger períodos que variam entre 15 e 47 dias
CORREDOR ELÉTRICO
Está em fase de implantação uma rede de pontos de recarga para veículos elétricos nos locais mais remotos da América Latina, abrangendo 11 países na costa oeste das Américas e ao longo de toda Cordilheira dos Andes. Para tanto, a rede contará com cerca de 200 pontos de recarga estrategicamente distribuídos.
RECARGA RÁPIDA
Em Caraguatatuba (SP) foi inaugurado o primeiro eletroposto de carregamento ultrarrápido. Outros dez eletropostos serão instalados até o fim deste ano e mais 20 até o final de 2022. Cada posto terá 3 carregadores, sendo capazes de oferecer abastecimento rápido (15 minutos) ou semirrápido (2 horas).