BOLETIM NOVEMBRO/2021

3 de novembro de 2021
BANDEIRA TARIFÁRIA
Para o mês de novembro a ANEEL decidiu manter a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos). No entanto, para os para os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, será aplicada a bandeira amarela, com o custo de R$ 1,87 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

CARRO A HIDROGÊNIO
A BMW apresentou no Salão de Munique o modelo iX5 movido a hidrogênio, cuja versão final estreará em 2022, porém com uma oferta limitada a pequenas frotas.
No entanto, a partir de 2025 mais modelos de série com tecnologia de células de combustível estão programados.

LOCADORAS DE VEÍCULOS
Mais 150 veículos elétricos Nissan Leaf passam a incorporar a frota da locadora Movida, que passou a contar com 220 unidades no país.
Para eletrificar sua frota de carros de aluguel, a Hertz encomendou 100 mil veículos Model 3 da Tesla, os quais estarão disponíveis nos principais mercados dos Estados Unidos e parte da Europa.

ENERGIA SOLAR
O Nordeste registrou no dia 27/10 um novo recorde de geração solar instantânea na região, atingindo às 13h58min a produção de 2.675 MW, o suficiente para abastecer 21,3% de toda região Nordeste naquele momento.
A energia solar representa 2,2% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue a 2,6% até o fim deste ano.

ITAIPU
Devido à seca histórica do rio Paraná, a hidrelétrica de Itaipu registra sua menor produção desde que a usina começou a operar a plena capacidade em 2005.
A produção de energia é impactada pelos afluentes acima na bacia do Paraná, regulada por cerca de 50 barragens, que devido à escassez de chuvas, enfrentam redução no nível de armazenamento.

NOVAS TURBINAS EÓLICAS
A GE Renewable Energy apresentou o protótipo Haliade-X GE com 14 MW de potência.
A Vestas anunciou a V236 com 15 MW, que será a mais alta e mais poderosa do mundo, instalada em uma torre a 280 metros acima do nível do solo.