BOLETIM NOVEMBRO/2022

1 de novembro de 2022
POSTOS DE RECARGA
Os postos de combustíveis estão se adaptando aos carros elétricos. A Vibra (ex-BR Distribuidora) e a Raízen (licenciada da Shell) já começaram a instalar equipamentos para recarga de veículos elétricos em diversos postos de suas bandeiras.

TARIFA BINÔMIA
Atualmente os consumidores em baixa tensão pagam apenas pela energia consumida (kWh). Aqueles que instalarem equipamentos de geração solar após o dia 6 de janeiro/23, pagarão também uma taxa pelo uso do fio da concessionária. Com isto, as faturas passarão a cobrar duas parcelas (energia + uso do fio), de maneira similar ao cobrado dos consumidores em média e alta tensão.

GERAÇÃO SOLAR
Florianópolis lidera o ranking municipal de geração própria de energia solar no Brasil. Segundo mapeamento da Absolar, a cidade possui mais de 21,5 mil sistemas instalados num total de 232 MW de potência, bem à frente da segunda colocada, a capital Brasília, com 159 MW.

TORRE MÓVEL
Visando reduzir o tempo de recomposição da rede em caso de contingência, a Equatorial Energia apresentou no Pará uma torre de transmissão móvel.
O equipamento se assemelha a um caminhão e tem a capacidade de substituir uma torre comum de 69 kV ou 138 kV que possa ter sofrido algum dano ou que esteja em período de manutenção.

RECORDES DE GERAÇÃO
O Sistema Integrado Nacional (SIN), atingiu um novo recorde de demanda instantânea na geração solar, com 5.155 MW, ou seja, 7,4 % da demanda nacional.
A geração eólica também atingiu novo recorde no SIN com 15.890 MW médios, ou seja, 23 % da demanda nacional.

PRODUÇÃO DE BATERIAS
O Peru quer aproveitar o crescimento do mercado para investir no segmento de acumuladores de íons de lítio. O país sul americano já é o segundo maior produtor mundial de cobre e também possui alguns depósitos de lítio. Se tiver sucesso, será o primeiro país da América do Sul a produzir baterias para carros elétricos.