BOLETIM OUTUBRO/2019

1 de novembro de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Para o mês de novembro, a bandeira tarifária cobrada dos consumidores no mercado cativo será a vermelha patamar 1.
Como deixou de existir o arredondamento no valor das bandeiras, o adicional para cada 100 kWh consumidos será de R$ 4,169 (mais impostos).

EÓLICAS EM ALTO MAR
A Petrobras solicitou ao Ibama a licença prévia e a licença de instalação para a implementação de uma planta piloto de geração eólica offshore, a cerca de 20 km da costa de Guamaré, no Rio Grande do Norte.
Em Portugal, a primeira plataforma do projeto eólico offshore flutuante partiu com a turbina totalmente instalada em direção ao seu destino final a 20 km da costa de Viana do Castelo.
Nos próximos meses, serão adicionadas mais duas plataformas para completar o parque eólico português, com uma capacidade instalada total de 25 MW.

HORÁRIO DE VERÃO
A mudança de hábitos da população trouxe como consequência a alteração nos horários de pico do consumo de energia elétrica no país. Com isto, as vantagens energéticas obtidas como o horário de verão deixaram de justificar sua adoção.

NOVAS HIDRELÉTRICAS
A usina hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires, estado do Mato Grosso, já está operando comercialmente uma das suas duas turbinas. Em breve colocará em operação a segunda unidade que compõe seus 402 MW de potência instalada.
No rio Xingu, no Pará, a hidrelétrica de Belo Monte iniciou a operação comercial de seu 17º hidrogerador, com 611 MW de potência individual.

RECORDE DE GERAÇÃO
A geração eólica instantânea no Nordeste bateu novo recorde, ao atingir um pico de 9.749 MW, com fator de capacidade de 83%, O montante correspondeu a 89% de toda a carga da região naquele momento. Também a energia solar registrou o maior pico de geração de energia elétrica no Nordeste com 1.130 MW, configurando novo recorde histórico para a região, e que foi suficiente para suprir 10,3% de toda a demanda elétrica da região.

HIDROGÊNIO
A aposta em veículos com motores movidos a hidrogênio fez a Nissan acompanhar uma pesquisa da Unicamp que permite extrair a célula de hidrogênio do etanol, eliminando a necessidade do carro carregar um tanque de hidrogênio.