BOLETIM OUTUBRO/2020

1 de outubro de 2020
ENERGIA NUCLEAR
Ao investir em uma nova planta de energia alimentada por urânio enriquecido, o Brasil segue o caminho de 19 países que, neste momento, têm projetos de reatores nucleares em construção. Há hoje 53 projetos de usinas em andamento em todo o mundo, sendo que 33 delas no continente asiático. A China, com dez plantas em construção, e a Índia, com outras sete usinas, lideram o ranking.

HIDROGÊNIO
A Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogênio, e espera colocar em serviço uma aeronave comercial de emissão zero em 2035.
A empresa estuda três conceitos de aeronaves, todas movidas a hidrogênio e nomeadas "ZEROe" (zero emissões).
No Brasil, alunos de engenharia e ciência da computação do Centro Universitário FEI, projetaram o carro GF-01, movido a hidrogênio. Eles vão participar da SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, cujo objetivo é transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras sobre as tecnologias do hidrogênio. A equipe da FEI terminou as etapas virtuais do desafio em terceiro lugar e receberá uma célula a combustível para a construção do veículo.

FERNANDO DE NORONHA
A partir de 2022, a entrada de novos veículos na ilha de Fernando de Noronha será permitida apenas para modelos 100% elétricos. Até 2030 está prevista a retirada dos movidos a combustão que ainda estiverem circulando na ilha.
Será a primeira região do país a banir carros movidos a combustão e a oferecer postos de recarga com energia solar.

CARRO DE RALLY ELÉTRICO
Embora ainda sem pilotar, o hexacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton apresentou sua equipe para participar da Extreme E, novo campeonato mundial de rally, a ser disputado por carros movidos a eletricidade. A categoria terá a primeira temporada em 2021, com direito a uma etapa na Amazônia. Além do Brasil, o campeonato terá também etapas no Senegal, Arábia Saudita e Groenlândia.

GERAÇÃO SOLAR
O Brasil ultrapassou a marca de 300 mil conexões de geração distribuída solar fotovoltaica. Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,5% do total.