BOLETIM OUTUBRO/2022
TREM A HIDROGÊNIONa Alemanha está entrando em operação uma rede de trens de passageiros movidos a hidrogênio, substituindo 15 trens a diesel. Cinco dos novos trens já estão circulando, e os restantes serão entregues até o final do ano.
CARREGADORES RÁPIDOS
Um consórcio entre a Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric lançou uma rede privada de eletropostos com carregadores rápidos interligando as principais cidades da região Sul do Brasil. Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo e ir até Punta del Este, no Uruguai, já que haverá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.
FONTES ALTERNATIVAS
Pela primeira vez na história, em 2021 a produção de energia a partir de parques eólicos e fotovoltaicos em todo o mundo ultrapassou a geração nuclear. O dado negativo é que as emissões de CO2 produzidas pelo setor energético global estabeleceram um novo máximo histórico.
NOVO GASODUTO
A Nigéria iniciou a construção de um gasoduto que vai levar parte de sua produção de gás para a Europa. O gasoduto terá 5.600 quilômetros e passará por 13 países africanos antes de conectar-se à Europa via Marrocos e Gibraltar.
ÔNIBUS ELÉTRICO
A BYD entregou 20 ônibus elétricos para operação na região metropolitana de Salvador. Segundo a empresa, os veículos começaram a entrar em operação no mês de setembro. Já no Espirito Santo, a Eletra entregou o primeiro dos 4 ônibus adquiridos para operar na região metropolitana de Vitória.
ENERGIA NUCLEAR
Após o acidente de Fukushima, no Japão, a Alemanha decidiu desativar todas as suas centrais nucleares. No entanto, devido à crise com o fornecimento de gás proveniente da Rússia, decidiu manter duas de suas três usinas nucleares até pelo menos o final do inverno europeu, ou seja, até abril de 2023.