BOLETIM SETEMBRO/2020
ENERGIA NUCLEARUtilizando o tradicional método de fissão nuclear, embora rico em petróleo, os Emirados Árabes Unidos iniciaram as operações da primeira usina nuclear do mundo árabe.
Por outro lado, a França iniciou a construção de uma usina experimental que utiliza o método de fusão nuclear, técnica que não produz resíduo radioativo.
No entanto, este método ainda não é economicamente viável.
AVIÃO ELÉTRICO
O primeiro avião elétrico certificado do mundo, fabricado pela empresa eslovena Pipistrel, efetuou o primeiro voo de teste em Friburgo, na Suíça. O aparelho tem uma capacidade de carga de 172 quilos, autonomia de 50 minutos de voo, e possibilidade de alcançar uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora.
CAMINHÃO ELÉTRICO
O caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen superou a marca de 30 mil quilômetros rodados em testes com a Ambev em São Paulo. A Ambev é a primeira empresa a testar este caminhão elétrico, cujo início de produção está previsto para 2021 em Resende (RJ).
PAGAMENTO DA CONTA DE LUZ
A ANEEL assinou um acordo de cooperação técnica com o Banco Central para possibilitar a utilização da ferramenta PIX no pagamento das faturas de energia elétrica. O PIX é um sistema que permite pagamentos e transferências instantâneos que vai permitir transações entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, todos os dias da semana.
CARRO DE CORRIDA ELÉTRICO
O protótipo de carro elétrico de corrida da Ampera Racing, equipe formada por estudantes do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina é finalista da Formula Student Online, competição internacional que ocorre na Hungria. O protótipo foi classificado entre os três finalistas na categoria Engineering Design, disputando o primeiro lugar com as equipes da Universidade Aachen e da Universidade de Munique ambas da Alemanha.
ÔNIBUS ELÉTRICO
Brasília passa a contar com seis ônibus elétricos em operação. O veículo pode atingir ate 250 km de autonomia, e a recarga total dura cerca de quatro horas.