BOLETIM SETEMBRO/2021
BANDEIRA TARIFÁRIAConforme previsto, a ANEEL decidiu manter para o mês de setembro a bandeira vermelha (patamar 2), porém com valor aumentado para R$ 14,20 a cada 100 kWh (mais impostos). Esta bandeira deverá permanecer pelo menos até o final do ano.
VEÍCULOS ELÉTRICOS
No Paraná, iniciaram os testes de rodagem do ônibus rodoviário 100% elétrico entre Curitiba e Ponta Grossa (118 km).
O veículo, que possui uma autonomia de 300 km, utiliza uma plataforma BYD e uma carroceria da Marcopolo e tem capacidade de 44 passageiros.
Em Santiago do Chile, entraram em operação os primeiros 50 taxis elétricos.
O programa prevê alcançar até o ano de 2040 transporte público 100% elétrico.
SOLAR FOTOVOLTAICA
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 10 GW de potência fotovoltaica instalados em mais de 700 mil unidades consumidoras. Destas instalações, 75 % são residências, seguidas pelo comércio e serviços com 16 %, rurais com 7 % e indústrias com 2 %.
HIDROGÊNIO VERDE
A tecnologia denominada “hidrogênio verde” consiste em usar a energia renovável, inclusive a hidrelétrica ou a obtida por biomassa, no processo de eletrólise que, por sua vez, vai produzir hidrogênio, combustível este que pode ser armazenado. Atualmente o hidrogênio verde ainda enfrenta gargalos em seu desenvolvimento, principalmente devido à sua baixa viabilidade econômica.
AQUECEDOR SOLAR
A Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol) está solicitando que o governo permita que os cidadãos possam usar seus fundos de garantia do tempo de serviço (FGTS) para investir na instalação de aquecedor solar de água de modo a reduzir o consumo de energia elétrica nas residências.
PLANO DE REDUÇÃO
Para evitar um colapso no fornecimento de energia, o governo lançou um plano de redução voluntária do consumo. A situação é preocupante, e a previsão é de poucas chuvas nos próximos meses. Se não houver redução do consumo, existe sério risco de escassez já em outubro ou novembro.