BOLETIM SETEMBRO/2022

1 de setembro de 2022
HIDROGÊNIO VERDE
O hidrogênio tem um poder calorífico praticamente o triplo do que da gasolina, com a vantagem de ser uma fonte limpa, que não gera poluentes.
Quando produzido a partir de uma fonte renovável (solar, eólica, etc.) passa a ser considerado “hidrogênio verde”, que é a principal aposta para ser o substituto dos derivados do petróleo.

NOVOS RECORDES
No Nordeste a fonte solar fotovoltaica atingiu 3.178 MW de geração instantânea, representando 29,9 % da demanda da região. Já a geração eólica apresentou um pico de 17.321 MW representando 116,1% da demanda nordestina, ou seja, a região funcionou como exportadora de energia.

TERMELÉTRICA A CARVÃO
Devido à crise no fornecimento do gás proveniente da Rússia, a Alemanha está reativando usinas de produção de energia a carvão. Também na República Tcheca a empresa de energia EGH recebeu permissão de emergência para operar usinas a carvão até o final do inverno.

TELHA SOLAR
A Eternit recebeu o registro de patente verde pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o processo de fabricação de seu módulo de captação de energia solar, utilizado nas telhas fotovoltaicas.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A Marcopolo vai iniciar a produção em série de ônibus elétricos. O modelo será o primeiro 100% elétrico com chassi próprio da fabricante de carrocerias. A empresa já tem mais de 350 ônibus elétricos e híbridos em circulação, porém os chassis desses veículos foram produzidos por montadoras. Já a Mercedes-Benz vai entregar um lote de ônibus elétricos para a cidade de São Paulo durante o ano de 2023.

RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS
Apesar de ainda não ser uma prática comum, a cobrança pela recarga de carro elétrico já iniciou no Brasil. A ANEEL liberou esta cobrança, mas os postos podem optar por não cobrar a recarga e fidelizar o cliente na conveniência.