BOLETIM SETEMBRO/2023

1 de setembro de 2023
MERCADO LIVRE
A abertura do mercado livre de energia a partir de 2024 para todos consumidores que possuem transformador próprio (grupo A), tem um potencial de alcançar cerca de 72 mil consumidores em todo o Brasil, que terão possibilidade de escolher seu fornecedor de energia elétrica.

FONTES ALTERNATIVAS
Pela primeira vez na história, o Brasil alcançou em julho a marca de mais de um quarto de sua geração de energia a partir de fontes eólicas e solares, por um mês completo. As fontes eólica e solar representaram cerca de 27% da eletricidade gerada, com a eólica contribuindo com 19% e a solar com 8%, enquanto a geração a partir de combustíveis fósseis foi de apenas 9%.

ENERGIA NUCLEAR
Cientistas americanos alcançaram novamente uma reação de fusão nuclear que produziu mais energia do que foi inserida. A fusão nuclear é uma fonte potencialmente ilimitada de energia limpa, ao contrário da fissão nuclear. O desafio agora é criar uma usina comercialmente viável capaz de produzir energia em escala.

EUROPA
O Conselho da União Europeia aprovou uma série de regras sobre a infraestrutura de recarga de veículos elétricos, determinando que até 2025, as principais rodovias do continente devam ter carregadores instalados no máximo a cada 60 quilômetros.

ESTADOS UNIDOS
Para garantir que os clientes americanos de veículos elétricos possam carregar quando e onde precisarem, montadoras como BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes e Stellantis uniram forças em uma iniciativa que pretende instalar pelo menos 30.000 pontos de carregamento em locais urbanos e rodoviários em todo o país.

HIDROGÊNIO RENOVÁVEL
Em São Paulo, foi inaugurada uma planta piloto de uma estação de abastecimento de hidrogênio renovável, onde o combustível é gerado a partir da transformação do etanol. Com tecnologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Fapesp, ela é considerada a primeira deste tipo no mundo.