BOLETIM SETEMBRO/2024
BANDEIRA VERMELHAA piora das condições para a geração de energia hidráulica fez com que a ANEEL adotasse para setembro a bandeira vermelha patamar 2. Com isto, passará a ser cobrado o adicional de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos, mais impostos.
ENERGIA NUCLEAR
A capacidade mundial de geração de energia nuclear atingiu um recorde de 416 gigawatts, com 436 reatores operacionais.
Os Estados Unidos lideram a relação, seguidos pela China em segundo lugar.
No Brasil, a usina nuclear de Angra 2 (1.350 MW) alcançou em julho a maior geração mensal de energia elétrica desde 2019, produzindo 1.015.070 megawatts-hora.
MEDIDORES INTELIGENTES
A Copel completou a instalação de mais de 820 mil medidores inteligentes do Paraná. Esta tecnologia possibilita o monitoramento em tempo real do consumo de energia e também medir tanto a energia consumida quanto a energia excedente produzida pelos sistemas de geração distribuída.
SOLAR FLUTUANTE
A Comerc e a KWP formaram uma joint venture para instalar e operar usinas fotovoltaicas flutuantes no reservatório Billings, em São Paulo. Com uma capacidade de até 80 MWp, o projeto, visa expandir a oferta de energia renovável na região.
ENERGIA SOLAR
Ultrapassando a marca de 4 milhões de unidades consumidoras, a geração de energia solar no Brasil ultrapassou 46 GW de potência instalada, correspondendo a 19,4% da matriz elétrica do país.
As residências representam cerca de 70 % do total, seguido pelo setor de comércio e serviços, propriedades rurais, indústrias e prédios públicos.
ÔNIBUS HÍBRIDO
A Marcopolo apresentou o primeiro ônibus híbrido a etanol, sendo que trata-se de um modelo Volare adaptado.
O etanol surge como uma alternativa mais viável para o Brasil, especialmente em áreas rurais onde a infraestrutura para veículos elétricos é limitada.